Desfrute da Dádiva de Deus!
Em Appalachia, a neve subia cada vez mais, os termômetros desciam bruscamente, os rios congelavam, o povo sofria. A Cruz Vermelha começou a enviar helicópteros com suprimentos de emergência. Certa tarde, uma equipe detectou uma cabana isolada quase totalmente sob a neve nas montanhas. Uma discreta fumaça saía da chaminé.
O piloto teve de pousar a mais de um quilômetro da cabana. Os homens do resgate carregaram pesados pacotes de comida e suprimentos médicos e caminham em direção à cabana calçados com botas de neve. Depois de serpentearem por entre as árvores por duas horas, os homens, exaustos, finalmente chegaram à cabana, batendo com força na porta. Uma mulher esquelética abriu a porta empurrando um monte de neve.
"Nós somos da Cruz Vermelha", o líder tentou se fazer ouvir através do vento uivante. A montanhesa olhou fixamente para os homens com surpresa nos olhos. "Foi um inverno muito rigoroso, filho", ela disse, "não creio que possamos dar donativos este ano".
Você pode receber?
Muitas pessoas se sentem desconfortáveis quando recebem presentes. Foram condicionados a ajudarem os outros graciosamente, mas não são receptores graciosos. Faça-lhes um favor, e eles não terão descanso até que o retribua. Dê-lhes um presente de aniversário, e eles irão se desgastar com um sentimento de dívida até que seu aniversário venha e eles possam retribuir.
Nem todos compreendem a natureza da dádiva. Uma dádiva é um objeto ou um serviço oferecido pelo doador ao receptor, motivado por um sentido de generosidade que fez com que o doador pensasse que o receptor fosse aproveitar ou se beneficiar com tal dádiva. Se o receptor trata o presente com suspeita, como se fosse um suborno, preocupando-se com o que o doador quer, ele nunca será aproveitado.
Deus oferece o perdão dos nossos pecados pela morte de seu Filho Jesus Cristo como uma dádiva a todos aqueles que o recebem pela fé - Romanos 6.23; Efésios 2.8. Muitos que querem desesperadamente saber o motivo de serem perdoados vivem sem a certeza da salvação, porque não conseguem aproveitar o perdão como uma dádiva. Acham que devem retribuir a Deus, mas sabem que nunca vão chegar à altura do que ele lhes deu.
Não há necessidade de Retribuição
Quando o apóstolo Paulo explicou a diferença entre salvação pela fé e salvação por boas obras, ele usou uma ilustração do Antigo Testamento sobre Abraão (Romanos 4.1). Paulo disse que, se Abraão tivesse agradado a Deus com suas boas obras, Deus estaria devendo a ele um salário (versos 2, 4). Mas, uma vez que Abraão agradou a Deus por sua fé, a salvação que Deus deu a Abraão era uma dádiva (versos 3, 5-8). Podemos confiar que Deus manterá sua palavra quando nos promete a salvação (Romanos 6.23)? Podemos responder à sua generosidade com gratidão e desfrutar da dádiva sem sentir que precisamos ganhá-la com esforço? Podemos desfrutar do perdão dos nossos pecados sem temer que Deus irá nos tirar a dádiva? Ou será que não conseguimos permitir que ele seja tão generoso e gracioso conosco? Pense nisso, e desfrute da dádiva do perdão de seus pecados e da salvação que Cristo lhe oferece hoje!