Queimem seus Navios!
Era o ano de 1519. Hernando Cortez, famoso explorador espanhol, chegou ao México vindo de Cuba para conquistar o império asteca. Em um dificil momento de sua expedição, reuniu toda a sua tropa e gritou aos seus soldados: "Todo homem medroso volte embarcado para Cuba".
Após o brado do chefe Cortez, houve um profundo silêncio. Depois de ordenar que todo medroso voltasse, e sem qualquer manifestação por parte de seus soldados, ele tomou uma atitude extrema: ateou fogo aos navios!
Não havia mais qualquer modo de voltar atrás. Os navios foram reduzidos a cinza, e aqueles poucos soldados foram os vitoriosos que conquistaram o México.
Conheci esta história há 8 ou 10 anos atrás e nunca mais a esqueci, pois é um exemplo claro de determinação. E, em meio à minha caminhada de fé, cheguei à conclusão de que com Deus é também assim: quando Ele me achou, me alcançou e me redimiu, e à medida em que eu me deixei conduzir pela Sua forte mão, houveram muitos momentos em que Ele teve de me dizer: "queime os navios, filha! Eu vou te conduzir sob o Meu olhar. Não volte atrás! (Sl 32.8)"
Se nós "queimarmos os navios", ou seja, se confiarmos sem reservas em Deus e se de alguma forma cortarmos o vínculo com o passado nos focando no presente para o qual nos dirigiu e no futuro que Ele nos preparou, só existirá uma alternativa: VENCER!
Isto se aplica em qualquer decisão importante da nossa vida. Muitas vezes o que atrapalha é ficarmos olhando para trás e pensando que seria mais cômodo se estivéssemos naquela situação do passado ou naquela condição de outrora. E pra ser bem sincera com você, tal coisa não implica e demonstra falta de fé e confiança no Pai Eterno?
Porém, para aqueles que têm a coragem - e ousadia! - de enfrentar o desconhecido e ultrapassar todos os desafios durante o percurso escolhido, estes sim terão direito à recompensa - a vida eterna - e à uma companhia mais que especial - a de Cristo, que prometeu estar conosco todos os dias até à consumação dos séculos.
Por isso eu te digo: confie plenamente no Deus que "queimou os nossos navios", pois Aquele que nos guiou até aqui, nos guiará até o fim!
Juliana Carolina Casas Pereira
Escola de Louvor Tribo de Levi